Publicações

1917-2017, o século sem fim

São Paulo: Editora Patuá, 2017

livro-de-rovanaParticipo deste livro com um capítulo, ao lado de outros 20 autores. O conceito da coletânea foi de mostrar o ponto de vista de cada autor sobre um evento importante para a história do mundo que, em 2017, estivesse completando um século. No meu texto, registro em uma narrativa de ficção o que acontecia com os cearenses expulsos pela grande seca de 1915, dois anos depois.

O Livro de Rovana

São Paulo: Pasavento, 2016

livro-de-rovanaA tocante história de uma menina, nascida surda-muda em razão de uma síndrome rara, e que aprendeu a ler e a escrever, aos 13 anos, antes mesmo de aprender a falar. Seus 194 cadernos de diários escritos ao longo da vida levaram o autor a um trabalho de garimpo para contar essa história de perseverança e de superação. O livro tem sido adotado para debates em vários Clubes de Leitura de todo o país.

Costelas de Heitor Batalha

São Paulo: Editora Generale, 2014

Romance dedicado ao público jovem. No enredo, um moço de 23 anos sofre um acidente e, em sua agonia, revisita suas lembranças amorosas. Um livro que retrata o universo amoroso do ponto de vista masculino.

Redação Empresarial Sem Mistérios

São Paulo: Editora Gente, 2010

redacao-empresarial-sem-misteriosAo longo de sua carreira como repórter e como líder de equipes de reportagem, Joaquim Maria Botelho colecionou incorreções de escrita. Num texto bem-humorado, com cuidado de professor, vai revelando o que não deve ser feito e como realizar uma redação bem-feita, seja num simples bilhete ou num ofício cerimonioso. O livro é base de um curso de capacitação que o autor oferece a várias instituições. Com apresentação de Audálio Dantas e prefácio de Juca Kfouri, tem sido elogiado por profissionais de todas as áreas.

Grandes momentos do Sincor-SP, 1934-2009

São Paulo: Kalon, 2009

buda-e-jesusUm exaustivo levantamento histórico, fundamentado em pesquisas, a respeito do papel do corretor de seguros, desde os primórdios da história, com os mercadores do Oriente, passando pela organização da atividade no Brasil, por iniciativa de D. João VI. O texto registra os obstáculos e avanços do setor, no estado de São Paulo, até a atualidade.

Imprensa, Poder e Crítica

Embu das Artes: Alexa Cultural, 2006

imprensa-poder-e-criticaLivro busca demonstrar que em textos de crítica literária podem ser identificadas interferências de poder sobre uma, duas, ou sobre as três instâncias da divulgação da literatura em jornais - o autor do texto, o leitor e o editor, entendido este último como o jornalista em posição de decidir sobre a publicação. Para Botelho a imprensa cai na armadilha que ela própria criou; não consegue divulgar literatura sem uma conveniente ligação com uma efeméride, seja aniversário, seja qualquer celebração semelhante.

Gerenciamento de carreira do executivo brasileiro: uma ciência exata | Coautoria com Thomas A. Case

São Paulo: OESP Gráfica, 2001

gerenciamento-carreira-executivo-brasileiroO livro traz uma fórmula para ajudar o executivo a chegar ao sucesso profissional e define, passo a passo, o que o profissional precisa fazer para ser promovido, ganhar mais e contornar obstáculos no mercado de trabalho. É possível, comparando os dados disponíveis de maneira sistemática e aplicando as técnicas recomendadas pelo livro, verificar onde e em que momento investir esforço ou dinheiro para estimular o desenvolvimento profissional e facilitar o sucesso na carreira.

Vanusa: A vida não pode ser só isso | Coautoria com Gabriel Chalita e João Henrique Schiller

São Paulo: Editora Saraiva, 1997

livro-vanusa-a-vida-no-pode-ser-so-issoRetrata a vida da cantora Vanusa, que foi um ícone da música popular brasileira, entre 1969 e 1995. Mulher forte, guerreira, voluntariosa, conquistou sucesso numa carreira que a conduziu por trilhas muito distintas. Lançou-se no musical “Hair”, participou de programas de TV com Renato Aragão e sua trupe, Grande Otelo, J. Silvestre, Marisa Raja Gabaglia, Hebe Camargo, Flávio Cavalcanti, Chacrinha, Sílvio Santos. Gravou dezenove discos. Casou-se algumas vezes, foi feliz e foi infeliz: Antonio Marcos, Augusto César Vannucci, Francisco Machado Cotta, Walter Viúdes Júnior. A história de menina pobre, filha de jogador de futebol, e que depois atingiu a fama e foi cortejada por grandes gravadoras e requisitada por compositores como Belchior e Fagner.

Banzai Brasil - em nome da amizade

São José dos Campos: Fundação Cultural Cassiano Ricardo, 1998

banzai-brasil-livroO jornalista Joaquim Maria Botelho celebrou, neste livro, o aniversário de 75 anos da imigração japonesa à cidade de São José dos Campos. Um trabalho de pesquisa que conseguiu levantar informações desconhecidas até das gerações de descendentes dos primeiros imigrantes.

Caminhos de Solidariedade

São Paulo: Editora Gente, 1992

caminhos-de-solidariedade<Participação com capítulo> Neste livro, Joaquim Maria Botelho apresenta um capítulo que relata experiências educacionais efetivas, que mereceriam ser replicadas. Um trabalho de reportagem publicado em linguagem literária, atraente e informativa.

Vale do Paraíba Política & Sociedade

Aparecida: Editora Santuário, 1992

vale-do-paraiba-politica-sociedade<Participação com capítulo> Neste livro, de 1992, Joaquim Maria Botelho participa com uma análise das questões político-filosóficas que envolvem o papel dos municípios como entes da federação brasileira. O capítulo livro traz uma avaliação crítica, embasada em fatos noticiados pela imprensa da época, exatamente num momento em que vários antigos distritos reivindicavam sua progressão para a condição de municípios autônomos.

  • Participação em antologias de contos na Argentina, Portugal e Alemanha
  • Organização da “Antologia UBE”, com 75 autores, pela Global Editora, 2015
  • “Crônicas da UBE” (participação). São Paulo: Pasavento, 2014
  • “Narrar San Pablo” (capítulo). São Paulo: Editora Mackenzie, 2014
  • “Narrar San Pablo” (capítulo). Córdoba, Argentina: Villa Maria, 2014
  • Organização de “Brasilianische Kurzgeschichten”. Frankfurt: Arara-Verlag, 2013
  • “Robson Marinho, prefeito ou constituinte?” (capítulo). In: “Com a palavra, o prefeito (Alberto V. Queiroz. Org.). São José dos Campos: Prefeitura Municipal de São José dos Campos, 2008
  • Livro “O sucesso é inevitável – coaching e carreira”, de Maurício de Paula (edição de texto), Editora Futura, 2005
  • Artigos na Revista Ângulo, das Faculdades Teresa D’Ávila de Lorena, 2002
  • Livro “Caminhos da Solidariedade” (participação), Editora Gente, outubro de 2001
  • “Desvalidos” (capítulo).In: “Caminhos da solidariedade” (Maria Lúcia Alckmin, Org.). São Paulo: Gente, 2001
  • Reportagens nas revistas mencionadas e trabalhos de freelancer para a Revista Veja (São Paulo), Revista Ato (São José dos Campos), Jornal Valeparaibano (São José dos Campos) e Revista da Fundação Visconde do Cabo Frio (Brasília)
  • “Glossário Brasileiro de Sensoriamento Remoto”, organização, compilação e tradução de termos técnicos usados em Sensoriamento Remoto, para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • “Mosaico Informativo do Vale do Paraíba”, artigo de abertura do livro Vale do Paraíba - Política e Sociedade, da Editora Santuário, Aparecida, SP, 1993
  • “Revista do Mercado”, publicação da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, voltada para economia, destinada a empresários, 1995/1996 (editor-chefe)
  • “Mulher – daqui pra frente” – livro institucional da Organização Não-Governamental SOS Mulher, de São José dos Campos – IMESP/1999 (pesquisa, edição e texto)
  • “Ciência e Tecnologia no Brasil” – livro institucional para os 15 anos da Funcate (Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologias Espaciais), São José dos Campos, em produção (pesquisa, edição e texto)
  • “Rainhas da antiguidade: sedução e majestade”, de Dirce Lorimier, orelha, Taubaté: Editora LetraSelvagem, 2012
  • “Mosca Feliz”, de Antonio Luceni, prefácio, Araçatuba: Editora Somos
  • “Ópera de Sabão”, de Marcos Rey, orelha, São Paulo: Global Editora, 2014
  • “Crônicas da UBE”, org. Marcelo Nocelli, prefácio, São Paulo: Editora Pasavento, 2014
  • “Manuscritos sem juízo”, de Fernando Coelho (prefácio). São Paulo: Aquariana, 2015
  • “O esquife do Caudilho”, de Daniel Pereira, prefácio, São Paulo: Pasavento Editora, 2015
  • “Acerba Dor”, de Décio Zylbersztajn, prefácio, São Paulo: Editora Reformatório, 2017
  • Revista InComunidade, Porto, Portugal (2013 a 2018).
  • Revista Athena, Lisboa, Portugal (2018)
  • Academia.edu (2015 a 2018)
  • Revista Ângulo, Lorena. São Paulo (1982, 1988, 2000, 2005, 2017)
  • Revista O Escritor, São Paulo, São Paulo (2007 a 2009)
  • Revista América, Memorial da América Latina, São Paulo, São Paulo, 2014, 2015
  • Jornal O Estado de S. Paulo (2013, 2015)
  • Anuário do Folclore - edição do 32º Festival de Folclore de Olímpia, Olímpia - São Paulo, 1996