Publicações
id-67401e9d488df
1917-2017, o século sem fim
São Paulo: Editora Patuá, 2017
Participo deste livro com um capítulo, ao lado de outros 20 autores. O conceito da coletânea foi de mostrar o ponto de vista de cada autor sobre um evento importante para a história do mundo que, em 2017, estivesse completando um século. No meu texto, registro em uma narrativa de ficção o que acontecia com os cearenses expulsos pela grande seca de 1915, dois anos depois.
O Livro de Rovana
São Paulo: Pasavento, 2016
A tocante história de uma menina, nascida surda-muda em razão de uma síndrome rara, e que aprendeu a ler e a escrever, aos 13 anos, antes mesmo de aprender a falar. Seus 194 cadernos de diários escritos ao longo da vida levaram o autor a um trabalho de garimpo para contar essa história de perseverança e de superação. O livro tem sido adotado para debates em vários Clubes de Leitura de todo o país.
Costelas de Heitor Batalha
São Paulo: Editora Generale, 2014
Romance dedicado ao público jovem. No enredo, um moço de 23 anos sofre um acidente e, em sua agonia, revisita suas lembranças amorosas. Um livro que retrata o universo amoroso do ponto de vista masculino.
Redação Empresarial Sem Mistérios
São Paulo: Editora Gente, 2010
Ao longo de sua carreira como repórter e como líder de equipes de reportagem, Joaquim Maria Botelho colecionou incorreções de escrita. Num texto bem-humorado, com cuidado de professor, vai revelando o que não deve ser feito e como realizar uma redação bem-feita, seja num simples bilhete ou num ofício cerimonioso. O livro é base de um curso de capacitação que o autor oferece a várias instituições. Com apresentação de Audálio Dantas e prefácio de Juca Kfouri, tem sido elogiado por profissionais de todas as áreas.
Grandes momentos do Sincor-SP, 1934-2009
São Paulo: Kalon, 2009
Um exaustivo levantamento histórico, fundamentado em pesquisas, a respeito do papel do corretor de seguros, desde os primórdios da história, com os mercadores do Oriente, passando pela organização da atividade no Brasil, por iniciativa de D. João VI. O texto registra os obstáculos e avanços do setor, no estado de São Paulo, até a atualidade.
Imprensa, Poder e Crítica
Embu das Artes: Alexa Cultural, 2006
Livro busca demonstrar que em textos de crítica literária podem ser identificadas interferências de poder sobre uma, duas, ou sobre as três instâncias da divulgação da literatura em jornais - o autor do texto, o leitor e o editor, entendido este último como o jornalista em posição de decidir sobre a publicação. Para Botelho a imprensa cai na armadilha que ela própria criou; não consegue divulgar literatura sem uma conveniente ligação com uma efeméride, seja aniversário, seja qualquer celebração semelhante.
Gerenciamento de carreira do executivo brasileiro: uma ciência exata | Coautoria com Thomas A. Case
São Paulo: OESP Gráfica, 2001
O livro traz uma fórmula para ajudar o executivo a chegar ao sucesso profissional e define, passo a passo, o que o profissional precisa fazer para ser promovido, ganhar mais e contornar obstáculos no mercado de trabalho. É possível, comparando os dados disponíveis de maneira sistemática e aplicando as técnicas recomendadas pelo livro, verificar onde e em que momento investir esforço ou dinheiro para estimular o desenvolvimento profissional e facilitar o sucesso na carreira.
Vanusa: A vida não pode ser só isso | Coautoria com Gabriel Chalita e João Henrique Schiller
São Paulo: Editora Saraiva, 1997
Retrata a vida da cantora Vanusa, que foi um ícone da música popular brasileira, entre 1969 e 1995. Mulher forte, guerreira, voluntariosa, conquistou sucesso numa carreira que a conduziu por trilhas muito distintas. Lançou-se no musical “Hair”, participou de programas de TV com Renato Aragão e sua trupe, Grande Otelo, J. Silvestre, Marisa Raja Gabaglia, Hebe Camargo, Flávio Cavalcanti, Chacrinha, Sílvio Santos. Gravou dezenove discos. Casou-se algumas vezes, foi feliz e foi infeliz: Antonio Marcos, Augusto César Vannucci, Francisco Machado Cotta, Walter Viúdes Júnior. A história de menina pobre, filha de jogador de futebol, e que depois atingiu a fama e foi cortejada por grandes gravadoras e requisitada por compositores como Belchior e Fagner.
Banzai Brasil - em nome da amizade
São José dos Campos: Fundação Cultural Cassiano Ricardo, 1998
O jornalista Joaquim Maria Botelho celebrou, neste livro, o aniversário de 75 anos da imigração japonesa à cidade de São José dos Campos. Um trabalho de pesquisa que conseguiu levantar informações desconhecidas até das gerações de descendentes dos primeiros imigrantes.
Caminhos de Solidariedade
São Paulo: Editora Gente, 1992
<Participação com capítulo> Neste livro, Joaquim Maria Botelho apresenta um capítulo que relata experiências educacionais efetivas, que mereceriam ser replicadas. Um trabalho de reportagem publicado em linguagem literária, atraente e informativa.
Vale do Paraíba Política & Sociedade
Aparecida: Editora Santuário, 1992
<Participação com capítulo> Neste livro, de 1992, Joaquim Maria Botelho participa com uma análise das questões político-filosóficas que envolvem o papel dos municípios como entes da federação brasileira. O capítulo livro traz uma avaliação crítica, embasada em fatos noticiados pela imprensa da época, exatamente num momento em que vários antigos distritos reivindicavam sua progressão para a condição de municípios autônomos.
- Participação em antologias de contos na Argentina, Portugal e Alemanha
- Organização da “Antologia UBE”, com 75 autores, pela Global Editora, 2015
- “Crônicas da UBE” (participação). São Paulo: Pasavento, 2014
- “Narrar San Pablo” (capítulo). São Paulo: Editora Mackenzie, 2014
- “Narrar San Pablo” (capítulo). Córdoba, Argentina: Villa Maria, 2014
- Organização de “Brasilianische Kurzgeschichten”. Frankfurt: Arara-Verlag, 2013
- “Robson Marinho, prefeito ou constituinte?” (capítulo). In: “Com a palavra, o prefeito (Alberto V. Queiroz. Org.). São José dos Campos: Prefeitura Municipal de São José dos Campos, 2008
- Livro “O sucesso é inevitável – coaching e carreira”, de Maurício de Paula (edição de texto), Editora Futura, 2005
- Artigos na Revista Ângulo, das Faculdades Teresa D’Ávila de Lorena, 2002
- Livro “Caminhos da Solidariedade” (participação), Editora Gente, outubro de 2001
- “Desvalidos” (capítulo).In: “Caminhos da solidariedade” (Maria Lúcia Alckmin, Org.). São Paulo: Gente, 2001
- Reportagens nas revistas mencionadas e trabalhos de freelancer para a Revista Veja (São Paulo), Revista Ato (São José dos Campos), Jornal Valeparaibano (São José dos Campos) e Revista da Fundação Visconde do Cabo Frio (Brasília)
- “Glossário Brasileiro de Sensoriamento Remoto”, organização, compilação e tradução de termos técnicos usados em Sensoriamento Remoto, para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
- “Mosaico Informativo do Vale do Paraíba”, artigo de abertura do livro Vale do Paraíba - Política e Sociedade, da Editora Santuário, Aparecida, SP, 1993
- “Revista do Mercado”, publicação da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, voltada para economia, destinada a empresários, 1995/1996 (editor-chefe)
- “Mulher – daqui pra frente” – livro institucional da Organização Não-Governamental SOS Mulher, de São José dos Campos – IMESP/1999 (pesquisa, edição e texto)
- “Ciência e Tecnologia no Brasil” – livro institucional para os 15 anos da Funcate (Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologias Espaciais), São José dos Campos, em produção (pesquisa, edição e texto)
- “Rainhas da antiguidade: sedução e majestade”, de Dirce Lorimier, orelha, Taubaté: Editora LetraSelvagem, 2012
- “Mosca Feliz”, de Antonio Luceni, prefácio, Araçatuba: Editora Somos
- “Ópera de Sabão”, de Marcos Rey, orelha, São Paulo: Global Editora, 2014
- “Crônicas da UBE”, org. Marcelo Nocelli, prefácio, São Paulo: Editora Pasavento, 2014
- “Manuscritos sem juízo”, de Fernando Coelho (prefácio). São Paulo: Aquariana, 2015
- “O esquife do Caudilho”, de Daniel Pereira, prefácio, São Paulo: Pasavento Editora, 2015
- “Acerba Dor”, de Décio Zylbersztajn, prefácio, São Paulo: Editora Reformatório, 2017
- Revista InComunidade, Porto, Portugal (2013 a 2018).
- Revista Athena, Lisboa, Portugal (2018)
- Academia.edu (2015 a 2018)
- Revista Ângulo, Lorena. São Paulo (1982, 1988, 2000, 2005, 2017)
- Revista O Escritor, São Paulo, São Paulo (2007 a 2009)
- Revista América, Memorial da América Latina, São Paulo, São Paulo, 2014, 2015
- Jornal O Estado de S. Paulo (2013, 2015)
- Anuário do Folclore - edição do 32º Festival de Folclore de Olímpia, Olímpia - São Paulo, 1996